segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Balanço 2011 #1

Como estamos a começar a última semana deste ano de 2011, pensei que seria um bom exercício enumerar as coisas boas que pude vivenciar no decorrer deste ano que, em breve, nos abandonará. Hoje vou falar de viagens, sim porque este ano foi profícuo em viagens. Em Maio, depois de defender uma dissertação, resolvi embarcar num cruzeiro pelo Mediterrâneo. Comecei por conhecer a cidade espanhola de Barcelona, depois passei por Villefranche, Livorno, Roma, Nápoles e Sicília. Tudo poderia ter sido melhor se o tempo tivesse ajudado, alguns dias foram pautados por nuvens e até alguma chuva, quem já esteve num cruzeiro sabe que uma das melhores actividades para praticar é não fazer nada na cobertura do navio junto à piscina, enquanto se bebe e se come tudo aquilo que nos vem à cabeça,o que se torna penoso quando o bom tempo também decide meter férias. Tirando isso, um dos outros aspectos que me desagradou foi a claustrofobia, apesar de o navio não ser propriamente pequeno e de eu nunca antes ter sofrido de tal maleita, mesmo já tendo ficado fechada num elevador. A juntar a isso há ainda o balanço do navio a que uma pessoa se habitua, sempre são seis ou sete dias que se está lá dentro, o pior é quando se chega a casa e se percebe que a casa também balança, apesar de podermos jurar que antes não balançava. Digo-vos que não é uma sensação agradável a de estarmos deitados na nossa cama a ver o quarto balançar. Esta viagem, fez-me também perceber que, naqueles navios, não existe nenhum limite razoável no que toca à comida. Dito assim, pode parecer esquisito, mas o que se passa é que depois de jantares onde se come muito mais do que se deveria comer, ainda nos brindam com buffets de tudo e mais alguma coisa, uma coisa absurda, quando há tanta gente a morrer de fome por esse mundo fora, o que é certo é que, quando voltei, não mais podia ver comida à minha frente  e eu considero-me uma pessoa com muito apetite. Tirando estas coisitas foram dias memoráveis.

Além desta viagem, em Outubro, fiz a maior viagem de avião da minha vida, dez horas a voar de Lisboa até São Paulo. Já vos fiz o rescaldo desta viagem aqui no blog, por isso, agora quero só dizer-vos que São Pedro, mais uma vez, decidiu mandar a chuva para aquelas bandas, mas que, apesar disso, gostei do país, achei que tem muito potencial e que atravessa uma fase de grande prosperidade. Os brasileiros com quem convivi são empreendedores e nem tudo se resume ao quadro de violência que se pinta nos noticiários.

Foram duas viagens bem diferente, uma de férias, outra em trabalho, mas que me deixaram com água na boca, tenho muita vontade de voltar ao Brasil e de conhecer o Rio de Janeiro, antes de mais, e depois algumas outras zonas. Também quero voltar a Itália, porque um dia em cada cidade não dá para conhecer tudo. Assim sendo, para o ano que aí vem estou já a magicar algumas coisas, mas ainda é cedo, muito cedo, para fazer planos.

Sem comentários:

Enviar um comentário